Quando a gente fala em agradar a criançada com docinhos deliciosos, o chocolate sempre é o grande sucesso, né? Mas, olha só, muitos pais evitam dar chocolate para criança preocupados com os efeitos do açúcar na saúde dos nossos filhos.
A notícia boa é que os chocolates bean to bar são uma opção super gostosa e saudável, que dá pra gente deixar as crianças felizes sem preocupação.

A gente sabe que enfiar o pé na jaca com açúcar demais causa um monte de problemas, tipo obesidade, estragar os dentes e até doenças chatas.
Os chocolates normais são lotados de açúcar refinado, que não é nada bom a longo prazo. Agora, optar pelos chocolates artesanais é sábio, porque a maioria deles usam alternativas mais saudáveis, tipo açúcar demerara ou açúcar de coco.
Chocolate para criança tem que ser gostoso!
Uma das preocupações que a gente tem, quando pensa em dar chocolates especiais pras crianças, é se eles vão curtir o sabor. Mas fique tranquilo, porque o mercado hoje oferece uma variedade incrível de sabores e texturas.
Nossa marca, por exemplo, se esforça muito pra garantir que os chocolates sejam de primeira, nutritivos e sem comprometer a qualidade dos ingredientes.
Além de serem bons de sabor, nossos chocolates têm uma vantagem enorme pra crianças alérgicas a leite, soja e celíacas!
Se já é difícil controlar a ingestão exagerada de açúcar pelos pequenos, imagina a dificuldade que é pra achar doces seguros e gostosos pra crianças alérgicas?
Foi pensando nelas que desenvolvemos toda nossa linha. São chocolates puros, gostosos e nutritivos e seguros para alérgicos.

Chocolate para criança não alérgica, pode ser qualquer um?
Chocolate para criança, assim como todo alimento, tem que ser escolhido com cuidado, sejam elas alérgicas ou não. É na infância que formamos nosso paladar e preferências alimentares, e produtos altamente industrializados podem ser prejudiciais.
Já reparou que adultos que só comem doce, não gostam de salada e legumes são chamados de “paladar infantil” ? Eles são assim pois seus paladares foram formados antes de termos acesso a esse tipo de informações. Nossa geração, em grande parte, foi criada comendo salgadinhos e suco de caixinha para o lanche escolar.
Hoje, sabemos que o paladar das crianças é como uma página em branco. Elas precisam provar de tudo, ter acesso a sabores, aromas e texturas para formar suas preferências.
Enquanto muitos adultos rejeitam o chocolate 70% cacau por achar muito amargo, recebo muitas fotos pelo Instagram de crianças pequenas comendo nosso chocolate 85% cacau e até 100% cacau – suas mães morrem de orgulho.
Restrição de Idade
Para a tristeza das vovós, consumir açúcar antes dos 2 anos de idade não é indicado por nutricionistas. O chocolate, mesmo artesanal e puro, contém um pouquinho de açúcar em sua composição, portanto, vale a pena adiar um pouco essa introdução.
Chocolate para criança na Páscoa
N Páscoa, bate o desespero pela busca de chocolates sem açúcar para crianças menores de 2 anos. Muitas mães optam por comprar ovos de chocolate Diet para que os pequenos não passem vontade.
Se eu puder dar um conselho: esqueça os adoçantes! A regra do não consumo de açúcar antes dos 2 anos é para a formação do paladar, e não restrição calórica. Seu filho vai agradecer no futuro!

Outra moda que vi foi adoçar o chocolate 100% cacau com açúcar de frutas.
CUIDADO: geralmente, esses açúcares de fruta são lotados de maltodextrina – um tipo de carboidrato absorvido mais rápido que a sacarose (nosso açúcar de mesa). Parece uma troca inteligente, mas não é.
Seja criativa… Faça brincadeiras com patinha de coelho, abuse de frutas cortadas em formato de ovinho. Acredite: a memória da criança será pela sua presença no momento, e não pelo que comeu em si.
Para crianças maiores de 2 anos…
Já vi gente comprar chocolate premium para si, e um chocolate qualquer para o filho, só porque tinha o desenho de um personagem.
Será que vale a pena economizar na saúde da criança, ou comprar um produto alimentício só para ganhar um brinquedinho?
Se a sua resposta for não, conheça os chocolates da Java.
Eles são perfeitos para aquele momento de doçura, sem prejudicar o desenvolvimento do paladar da criança com aromatizantes, corantes e excesso de açucares.
Além disso, tem opções mais docinhas, com textura macia, similar ao chocolate ao leite – porém, com alto teor de cacau e pureza.

Conclusão
Escolher um bom chocolate artesanal não só é uma delícia, mas também deixa a tranquila sabendo que as crianças não vão ter problemas de alergia.
Muitos desses chocolates são feitos em lugares que não têm nada de alergênicos, diminuindo o risco de contaminação. A JAVA, por exemplo, não usa leite em nada e tem um controle de alergênicos super rígido, desde os fornecedores até o treinamento da equipe.
Pra gente que tem crianças com alergia, essa escolha é mais do que só pensar na saúde. É garantir momentos de alegria e inclusão, onde as crianças podem aproveitar um docinho com os amiguinhos sem preocupação.
E para crianças não alérgicas, escolher chocolate artesanal é garantia de oferecer mais que um doce, mas um alimento nutritivo e puro. O paladar do seu filho agradece.
