Esta pergunta chegou em nossas redes sociais e resolvi trazer o tema para este artigo, pois imagino que muita gente deve ter a mesma dúvida: afinal, o que significa Dark Chocolate? Continue lendo para entender!
O que significa Dark chocolate?
Se você está lendo este artigo, provavelmente é porque já viu muito chocolate de marca famosa com estas palavras na embalagem, não é?
O termo dark chocolate vem do inglês, e é a denominação para chocolate com alto teor de cacau.
Em francês, eles chamam de chocolate Noir (também comum de se ver em embalagens por aqui), em italiano Chocolate Fondente ou Nero (um pouco mais raro de encontrar aqui no Brasil).
A tradução de todas essas frases é chocolate escuro.
Só que “chocolate escuro” em nosso idioma não quer dizer muita coisa, né?
Como assim Chocolate Escuro?
Aqui no Brasil não é comum usarmos essa nomenclatura.
Quando nos referimos a chocolates com alto teor de cacau, o termo popular por aqui é chocolate amargo.
Chocolate Escuro ou Chocolate amargo?
Essa é uma discussão quase filosófica, uma vez que chocolates com alto teor de cacau não necessariamente são amargos.
O sabor amargo em excesso é um defeito no chocolate.
O amargor aparece quando o cacau de baixa qualidade precisa ser torrado em altas temperaturas, para deixá-lo seguro para o consumo.
A alta temperatura na torra elimina os fungos, bactérias e outros agentes nocivos, além de disfarçar sabores indesejáveis desse cacau (off-flavors).
Depois disso, o sabor é corrigido e padronizado com aromatizantes de baunilha e até mesmo de chocolate.
Esse processo de sobretorra também elimina muitos fitonutrientes que são sensíveis ao calor, perdendo uma parte dos seus benefícios a saúde.

Cacau bulk – sujo e sem cuidado. utilizado por grandes indústrias
Logo, podemos argumentar que é mais injusto chamar um chocolate artesanal, feito com cacau fino de qualidade superior num processo que respeitou a curva de torra para desenvolver os aromas naturais daquele ingrediente, de amargo – Concorda?
Porém, para boa parte da população Brasileira que é acostumada a consumir muito açúcar, mesmo esses chocolates feitos com todo cuidado ainda é amargo SIM, porque o cacau tem sabor naturalmente amargo.
A boa notícia é que o nosso paladar é treinável – e conseguimos acostumar com o sabor amargo e usufruir de todos os benefícios do cacau para nossa saúde.

mesmo com cacau fino e torra baixa, o cacau é amargo para o paladar brasileiro.
Por outro lado, a nomenclatura “chocolate escuro” não nos diz muita coisa, afinal – escuro comparado com o que? Geralmente a cor marrom dos chocolates são consideradas escuras, não é?
Por aqui, não usamos nem chocolate escuro, nem dark chocolate, nem chocolate amargo.
Preferimos o termo chocolate Intenso, pois achamos que diz muito mais sobre o que estamos prestes a consumir.
Dark milk – chocolate dark ao leite
Nos últimos anos, as fábricas de chocolates artesanais tem investido na produção dos chocolates dark milk.
São chocolates ao leite, porém com alto teor de cacau (de 40% até 60% cacau).
Estas barras preservam um pouco da cremosidade do leite, e tem menor teor de açúcar e maior concentração de cacau.
A Java Chocolates tem sua versão de DARK MILK VEGANO, que é nosso chocolate 42% cacau ao leite de coco.

Chocolate DARK Milk vegano, feito com leite de coco.
Ele tem textura mais macia e sabor menos marcante de cacau, com toque de coco e notas de caramelo.
hmmm, escrever este artigo me deu vontade de comer um chocolatinho…
E você, ficou com vontade? Então conheça nossa linha completa de produtos aqui! https://loja.javachocolates.com.br/
O que significa Dark Chocolate?
Chocolate Escuro. É o termo em inglês que se refere aos chocolates com alto teor de cacau. No Brasil, conhecemos popularmente como Chocolate Amargo.
Olá!
Eu sempre pensei que o chocolate, 60% ou 70% tivesse a adição de um mínomo de açucar ou nenhum açucar. Entretanto, venho observando que nas embalagens destes chocolates, também há “alto teor em açucar adicionado”, logo, não existe chocolate no Brasil com pouco açucar adicionado?
Olá Dolores! Pela nova legislação, somente os que tem menos que 15% de açúcar não levam o selo de “alto teor de açúcar adicionado”.
Isso significa chocolates com mais que 74% de cacau. Nós temos aqui na Java o 75%, 85% e até 100% cacau – porém, são produtos para quem conhece e tem o paladar treinado para o sabor do cacau, pois são bem intensos.
Essa nova legislação, a meu ver, tem muitos pontos falhos: conheço MUITAS indústrias que encheram seus produtos com ingredientes “alternativos e tecnológicos” para fugir das temidas Lupas indicativas de alto teor de açúcar e gordura.
Assim, o produto não tem indicação de açúcar adicionado, mas o rótulo é tão extenso quanto este comentário aqui – misturando diversos adoçantes e aditivos.
Quando produzimos um chocolate PURO de verdade, com 3 ingredientes, fica difícil se encaixar nestes padrões que a Anvisa colocou para todo o mercado, ignorando outros aspectos como a naturalidade.
Cabe a nós continuar trabalhando em nossa comunicação e educação do consumidor para que ele possa aprender a ler os rótulos e fazer as escolhas mais ajustadas para sua saúde e paladar.