A cranberry é um super alimento – frutinha vermelha e azedinha, parecida com uma cereja de café. Cultivada principalmente Estados Unidos, Canadá, Chile e Polônia, tem sido muito conhecida devido seus efeitos benéficos contra infecções urinárias.
A maioria das cranberries são cultivadas na água, facilitando assim sua colheita. Por muito tempo, esta prática foi vista como uma conveniência, porém estudos recentes mostram que a quantidade de antocianina contida nas cranberries é diretamente proporcional a quantidade de luz solar que elas recebem, Desta forma, o cultivo na água as deixa mais expostas a luz solar potencializando seu efeito antioxidante, anticancerígeno e anti-inflamatório.
Considerada a fruta mais rica em antioxidantes, a cranberry encapsula os seguintes fitonutrientes:
- Ácidos Fenólicos
- Proantocianidinas
- Antocianinas
- Flavonoides
- Triterpenoides
- Resveratrol,
- Piceatannol
- Pterostilbeno
Estes compostos foram estudados por suas propriedades antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena, e os resultados foram impressionantes, fazendo desta fruta um alimento único.
Aliada na prevenção do câncer
Nos últimos 5 anos, cientistas identificaram um crescente número de mecanismos que ajudam a explicar as propriedades anticancerígenas da cranberry, entre eles bloquear a expressão de matrizes metaloproteinases (conjunto de enzimas relacionado com a metástase), inibição de ODC (ornitina decarboxylase), estimulação de enzima quinona redutase (ação detoxicante e protetora do DNA) e disparo da apoptose em células cancerígenas (morte programa das células).
Os benefícios da cranberry na prevenção do câncer estão associados ao câncer de mama, cólon, pulmão e próstata.
“Estudos sugerem que o consumo regular de cranberry inibe o desenvolvimento e multiplicação de tumores de mama, cólon, pulmão e próstata”
Proteção contra infecção urinária
Devido a estrutura da cadeia de proantocianidina chamada ligação tipo A, que dificulta certos tipos de bactéria fixarem-se no trato urinário (e.Coli)
A cranberry possui uma ligação diferente na cadeia de prontoantocianidina. É esta estrutura que dificulta a aderência de bactérias tipo e.Coli no trato urinário.
“Um composto presente na cranberry dificulta a aderência de bactérias nocivas na parede do trato urinário.”
Ação Anti-Inflamatória
Para o sistema cardiovascular, boca, gengivas, estomago e cólon.
Prevenção de cáries.
A proantocianidina inibe a fixação das bactérias nos dentes, prevenindo a placa.
Cardiovascular.
O consumo regular de cranberries mostrou eficaz na prevenção do desencadeamento de duas enzimas que são pivôs da aterosclerose. Em ambos os casos, cranberry também preveniu a ativação destas enzimas através do bloqueio da atividade de uma molécula pro-inflamatória chamada (TNF-alpha).
“O consumo de cranberry ajuda a prevenir a aterosclerose, retardando a formação de placas e auxiliando a circulação sanguínea.”
—
Aqui em casa, a cranberry faz parte de nossa dieta antes mesmo de desenvolvermos o chocolate. Uso muito em caldas para pudim de tapioca, batida em sucos, molho para carnes assadas e como lanche da tarde, consumindo junto com oleaginosas. O sabor é incrível de qualquer jeito!
Disclaimer:Algumas destas fotos incríveis foram encontradas na internet. Se você é o dono de alguma delas, por favor entre em contato para darmos os créditos.